Agenda Cultural contra Violência Doméstica





O Núcleo de Iniciativas de Prevenção e Combate à Violência Doméstica tem como missão primordial, sensibilizar, prevenir e intervir na problemática da Violência Doméstica.

Neste sentido, o Núcleo tem procurado assinalar nas festividades locais e desportivas a Prevenção da Violência Doméstica.


Carnaval

O Carnaval é uma festividade de grande importância nos Açores, estando o Núcleo sediado numa ilha (Terceira) onde o Carnaval é uma tradição muito viva e festejada (através das tradicionais danças e bailinhos de Carnaval que percorrem as Sociedades Recreativas/Casas do Povo/Salões de toda a ilha). 

Sendo esta uma festa que move milhares de pessoas em toda a ilha, o Núcleo Iniciativas de Prevenção e Combate à Violência Doméstica, entendeu que esta época seria propícia à sensibilização da problemática da Violência Doméstica.

Assim, realizou-se 2 grandes acções, uma dirigida à população em geral (com a colocação de 3 faixas “Existem máscaras que ninguém deveria Aceitar. Não fique na sombra contra a Violência Doméstica. Denuncie.), incidindo em locais estratégicos (e.g., ilha Terceira – Salões de Danças de Carnaval e ilha Graciosa – Pavilhão onde se realiza o baile de Carnaval). 



A outra iniciativa, foi dirigida aos cuidadores das pessoas idosas, onde se desenvolveu um folheto dirigido às pessoas cuidadoras (familiares e/ou profissionais), apelando à mensagem “Cuide de Si. Cuide dos Seus”.


fig. Folheto (frente)


 fig. Folheto (verso)


Finalmente, realizou-se um Spot Vídeo e um Spot Áudio que foram transmitidos durante a época de Carnaval na RTP/RDP Açores.




Carnaval de 2012


Este ano não foi excepção. Voltamos a celebrar o Carnaval, lembrando de que muitas famílias vivem atrás da "máscara" da Violência Doméstica, com a colocação da nossa faixa "Existem máscaras que ninguém deveria aceitar", em alguns salões da Ilha Terceira.

Este ano, começamos um pouquinho mais cedo, já na época do Carnaval das Pessoas Idosas, com a colocação de flores de papel com mensagens alusivas à prevenção da Violência Contra a Pessoa Idosa.



Em destaque, este ano, lançaremos a nossa mais recente campanha de Prevenção da Violência Contra a Pessoa Idosa - Cuide Si, Cuide dos Seus, que conta com a colaboração de alguns "rostos" do Carnaval. 

A produção do vídeo foi da responsabilidade da Empresa VITEC, podendo ser visualizado no site da empresa, durante a época de Carnaval.



Festividades Locais

Desde 2011, que o Núcleo solicita a colaboração das Festas Locais para a sensibilização da população sobre estas temáticas. 

Felizmente, todos os anos temos tido uma excelente adesão e sensibilidade d@s presidentes de festas e respetivas comissões para colaborarem nas nossas iniciativas.


Muitos tem sido os materiais que temos apresentado para assinalar as festividades locais, desde vídeos no painéis audiovisuais, distribuição de folhetos e marcadores de livros, flores de papel e manjericos com mensagens, rifas, cartazes e muito mais...



Foi maravilhoso, presenciar nas Festas Sanjoaninas e nas Festas da Praia o empenho e dedicação das comissões na divulgação desta mensagem.








Eventos Desportivos


Rali "Ilha Lilás"


O Terceira Automóvel Clube (TAC) colaborou na iniciativa proposta pelo Núcleo de colocar autocolantes em todas as viaturas concorrentes no Rali "Ilha Lilás" (2011).


Um desporto ainda muito integrado no mundo masculino, foi o motivo que fez com que esta mensagem fosse divulgada de perto, de homens para homens.




Eventos Culturais


Outono Vivo


O Núcleo teve oportunidade, pela primeira vez, de integrar no Programa de Iniciativas do Outono Vivo (2012) com a apresentação do seu Teatro de Fantoches "Cidadãos em Ponto Pequeno", onde não só participaram crianças, como também pais e mães.





1 comentário:

  1. Escrevi um livro sobre o tema, um livro que tem ajudado muita gente.
    Sobre a violencia domestica que vivi durante 12 anos, e no qual me consegui libertar.
    RENASCIDA, aconselho a ler

    ResponderEliminar

Este deverá ser um espaço de partilha de conhecimentos e ideias para tod@s @s que lutam contra a Violência Doméstica.

Espaço dedicado a discussão da temática da violência doméstica

A minha foto
Praia da Vitória / Terceira - Açores, Açores, Portugal