Sensibilizar contra a Violência




Frequentemente, recebemos solicitações e convites de escolas e grupos de trabalho para abordarmos outros temas, que apesar de não serem o foco de atuação do Núcleo, assumem-se como temas que se tornam pertinentes prevenir.



Bullying




A convite da Escola Profissional da Praia da Vitória realizamos já algumas sessões sobre a temática do Bullying (Violência na Escola).


Com o objetivo de "fugir" ao contexto escolar, convidámos as turmas a vir ao Bar Étis (valência da SCMPV) e pedimos que conversassem sobre o tema. Com recurso à dinâmica de grupo "World Café", @s jovens puderam refletir sobre o assunto, levantando questões entre si e resolvendo em grupo os dilemas apresentados.


Perceber o Bullying, as suas causas, os seus sinais, as suas consequências (vítima e agressor) eram algumas das diretrizes sugeridas.

No final das sessões, os grupos eram convidados a discutir o tema e a encontrar soluções para este problema, através de um "focus group".


Noutra ocasião, desta vez, fomos à escola conversar sobre o tema, numa dinâmica informal, onde @s jovens podem partilhar o que pensam em grande grupo. Para tal, utilizamos envelopes com perguntas sobre o tema e solicitamos que aleatoriamente cada jovem dê a sua opinião.


Neste jogo, introduzimos algumas situações práticas, que @s jovens tem de apresentar através de mímica, encenação, desenho, etc.



Gestão de Conflitos Interpessoais



Numa ocasião, o Núcleo foi convidado a realizar uma atividade que trabalhasse questões relacionadas com a gestão de conflitos e relações interpessoais.

Optámos por desenvolver com o grupo um "peddy paper", onde todas (porque eram só raparigas) teriam de colaborar, opinar e solucionar os problemas apresentados.


As tarefas passavam por ter que andar um percurso todas atadas com um cordel, encontrar objetos, criar versos, entre outras atividades.











No final, pretendia-se reforçar que teriam que respeitar as opiniões de todas e que juntas tornavam-se mais fortes do que individualmente.




Dia Internacional da Mulher (08 de Março)












Dia do Pai (19 de Março)




                                                     


Dia da Europa
 





Semana da Igualdade






Feira da Diversidade





Sem comentários:

Enviar um comentário

Este deverá ser um espaço de partilha de conhecimentos e ideias para tod@s @s que lutam contra a Violência Doméstica.

Espaço dedicado a discussão da temática da violência doméstica

A minha foto
Praia da Vitória / Terceira - Açores, Açores, Portugal