Violência contra a Pessoa Idosa



O aumento da população envelhecida é uma realidade mundial. Atualmente, a pirâmide etária encontra-se invertida, fazendo com que os mais velhos prevaleçam aos mais jovens. Este fenómeno demográfico tornou-se, nos últimos anos, uma preocupação política e social. A criação de medidas que fomentem o respeito pelas pessoas idosas e que reconheçam os seus direitos, são fortuitas no panorama nacional e internacional.

Contudo, o fato de aumentar a população envelhecida leva também ao aparecimento e/ou visibilidade de fenómenos como a violência contra as pessoas idosas.





 Prevenir a Violência Contra a Pessoa Idosa nos Centros de Convívio



O Núcleo de Iniciativas de Prevenção e Combate à Violência Doméstica tem como uma das suas missões, a sensibilização junto das pessoas idosas da problemática da Violência.

                                        

Frequentemente, visitamos os Centros de Convívio para Pessoas Idosas e procuramos conversar sobre este tema com aqueles que estão mais diretamente envolvidos, as próprias pessoas idosas.


                                         


Falar com as pessoas idosas, ouvir as suas opiniões, críticas e soluções sobre este assunto, tem sido o nosso lema. Utilizamos como recurso uma dinâmica que criámos, intitulado "Jogo da Vida". Neste jogo, todas as pessoas idosas estão sentadas numa roda e conversam sobre as frases que vão surgindo.


                                         

Mais recentemente, devido ao gosto que as pessoas idosas tem pelo jogo do "Bingo", optámos por criar um jogo adaptado, onde em vez de números temos palavras sobre o envelhecimento, família e violência.


                                        

Em parceria com a PSP, foram realizadas algumas ações de sensibilização com vista a prevenir os Crimes contra Pessoas Idosas.




Promoção do Envelhecimento Ativo



Outra entidade, habitualmente, nossa parceira é o Museu de Angra do Heroísmo que abre as suas portas e as suas exposições às pessoas idosas.


                                      


Em várias ocasiões comemorativas (Dia Internacional da Mulher, Dia dos Avós, etc.) convidámos Centros de Convívio a visitar o Museu de AH e a recordar alguns dos grandes momentos da nossa história.


                                    

Com o apoio constante da Professora Ana Lúcia Almeida, são expostas particularidades das exposições e pormenores acerca das peças apresentadas.


                                     

Tanto as Exposições Temporárias como a Exposição Regular, são espaços que as pessoas idosas tem oportunidade de conhecer, ver e aprender!


No dia 15 de Junho (Dia da Consciencialização da Violência Contra a Pessoa Idosa), em parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo (Teatro Angrense), convidámos vários Centros de Convívio do concelho de Angra do Heroísmo a assistirem à peça de teatro "A Violência Doméstica afinal...", encenada pelo grupo de Teatro Pedra Mó. Esta peça relata a história de uma senhora idosa que foi abandonada pelo filho e vive sozinha num teatro.



Solidariedade entre Gerações



O Núcleo tem procurado, sempre que possível, proporcionar momentos onde as gerações se possam encontrar, conversar, partilhar e trocar experiências.



No âmbito das comemorações do Dia da Mulher (08 de Março), o Núcleo em parceria com o Serviço Educativo do Museu de A.H. realizaram um Atelier de Massa Sovada, com a colaboração de Senhoras do Centro de Convívio da Agualva.

                                             

Uma tarde, cheia de alegria, partilhas e muita, muita doçura.

                                   

Todos/as tiveram a oportunidade de "pôr a mão na massa" e aprender os truques e segredos para fazer uma massa sovada fofinha e saborosa.

                                      



Outra atividade que tem contribuído para juntar crianças e pessoas idosas, é sem dúvida, o Teatro de Fantoches "Cidadãos em Ponto Pequeno". Este conto aborda o tema da solidariedade e respeito entre gerações e é muito apreciado por miúdos e graúdos.






Já no passado 01 de Junho de 2011 (Dia da Criança) organizámos uma atividade que juntou crianças e pessoas idosas a partilhar músicas, danças e jogos de antigamente.





Finalmente, em 2012, com o apoio das valências educativas da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória, celebrou-se o Dia dos Avós.



Neste dia, convidou-se os avós a visitar as valências e lanchar com os seus/suas netos/as.


As crianças ofereceram desenhos e muita boa disposição.




Prevenção da Violência Contra a Pessoa Idosa e Formação de Profissionais



 Outra preocupação do Núcleo tem sido envolver e formar profissionais de várias para a problemática da violência contra a pessoa idosa.


Assim, iniciamos um ciclo de Workshops junto de valências de acolhimento de pessoas idosas e respetivos colaboradores (Lar Residencial do Raminho, Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo), bem como a alunos/as de cursos de Geriatria (EPSCMAH).

                                       

                                       


De igual modo, através duma necessidade apresentada pela Polícia de Segurança Pública, promoveu-se uma formação em parceria com o IDSA (Rede de Apoio Integrado à Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência) e UMAR Açores.



Esta formação teve como objetivo refletir sobre esta problemática e auxiliar os elementos policiais a identificar e atuar perante situações de violência contra a pessoa idosa.




O Núcleo também foi convidado a intervir sobre o tema:


Seminário do Envelhecimento Ativo (Câmara Municipal de Angra do Heroísmo)

Noite da Igualdade (UMAR Açores)







Sem comentários:

Enviar um comentário

Este deverá ser um espaço de partilha de conhecimentos e ideias para tod@s @s que lutam contra a Violência Doméstica.

Espaço dedicado a discussão da temática da violência doméstica

A minha foto
Praia da Vitória / Terceira - Açores, Açores, Portugal