Promoção da Cidadania



Teatro de Fantoches: "Cidadãos em Ponto Pequeno"



O Teatro de Fantoches: "Cidadãos em Ponto Pequeno" é a mais recente atividade de Promoção de Cidadania que o Núcleo de Iniciativas de Prevenção e Combate à Violência Doméstica criou para os mais jovens.


Com o intuito de abordar temáticas que frequentemente são menos faladas junto das crianças (3 aos 6 anos), criou-se uma história que toca em dois temas muito importantes e atuais: a Igualdade de Género e a Promoção do Respeito e Solidariedade entre Gerações.


A história é sobre uma menina chamada Laura e um menino chamado André que se deparam com muitas questões:
 - Porque que é que existem cores de menina e cores de menino?
- Porque é que as raparigas tem de fazer certas atividades e os rapazes outras?
- Quando crescerem podem ter a profissão que quiserem ou não?

O avó assume um papel muito importante nesta história, ajudando os amigos a a mudar algumas ideias sobre este assunto.




O Teatro de Fantoches e as Escolinhas


Temos tido oportunidade de ir a algumas escolas (creches e Jardins de Infância) e colégios apresentar o Teatro de Fantoches. Somos sempre muito bem recebidas pelas crianças e educadoras de infância.


No final das sessões, procuramos sempre conversar com as crianças sobre a história que assistiram e solicitamos que el@s partilhem as suas ideias sobre estes assuntos.
É frequente encontrarmos meninos e meninas que acham que existem cores, profissões e tarefas que devem ser diferenciadas. 
Nesta conversa procuramos desconstruir que não tem nada de mal os meninos gostarem de usar cor-de-rosa, brincar na casinha ou ser bailarinos e que as meninas podem usar azul, brincar com carros e ser bombeiras!







Nunca deixamos as escolas/colégios sem darmos um "gostinho" dos bastidores, onde convidamos @s menino@s a experimentar os fantoches e cantar algumas músicas.

Teatro de Fantoches e Encontros Intergeracionais


Sendo esta história dedicada também às pessoas idosas e à importância que as mesmas possuem na nossa sociedade, fizemos alguns encontros em que ambas as gerações tiveram oportunidade de refletir e conversar sobre estes assuntos.


No Dia dos Avós (26.07.2012), realizamos no Museu de Angra do Heroísmo um encontro intergeracional, dedicado a pessoas idosas e crianças (Serviço Educativo do Museu AH), onde se apresentou o Teatro de Fantoches "Cidadãos em Ponto Pequeno", as crianças cantaram músicas para as pessoas idosas, as pessoas idosas contaram histórias aos mais novos e, no final, fizemos um divertido e saboroso lanche.



Encontros Formativos: Teatro de Fantoches "Cidadãos em Ponto Pequeno"



No dia 27 de Novembro, realizou-se em parceria com as Valências Educativas da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória e o centro de Formações de Escolas da Terceira, São Jorge e Graciosa, na EBI Francisco Ornelas da Câmara, um encontro formativo sobre o tema da Promoção da Cidadania e Solidariedade entre Gerações.

O Núcleo de Iniciativas de Prevenção e Combate à Violência Doméstica foi convidado a participar, com o intuito de partilhar a sua experiência nestas áreas e sensibilizar para a importância de abordar estas temáticas desde muito cedo.


Promoção da Cidadania


A 01 de Junho de 2011 (Dia Mundial da Criança), o Núcleo realizou uma atividade intergeracional, que juntou crianças, jovens, pessoas com deficiência e pessoas idosas, na Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira.




O dia foi marcado por inúmeras atividades, onde se partilharam experiências e alegria.















Formação sobre a temática dos Maus Tratos Infantis


O tema dos maus tratos infantis tem sido alvo de formação de profissionais de várias áreas, que mostram interesse em aumentar o seu conhecimento sobre este assunto.

Assim, foram realizadas 3 formações até à data sobre o tema:

Centro de Saúde de Angra do Heroísmo e Centro de Saúde da Praia da Vitória (em parceria com a CPCJ da Praia da Vitória e UMAR Açores);

Valências Educativas da SCMPV.







Sem comentários:

Enviar um comentário

Este deverá ser um espaço de partilha de conhecimentos e ideias para tod@s @s que lutam contra a Violência Doméstica.

Espaço dedicado a discussão da temática da violência doméstica

A minha foto
Praia da Vitória / Terceira - Açores, Açores, Portugal